Como não ser inundado pelas Mídias Sociais

Li este texto no Sysomos Blog e achei muito pertinente. Vale a pena a reflexão.

As mídias sociais (social media way) mudaram drasticamente a forma como nós consumimos e compartilhamos informações, assim como mudou o cenário online de várias maneiras. Ao mesmo tempo, as mídias sociais transformaram a Web em uma “Besta” que trabalha 24h por dia com um número crescente de pessoas se conectando a cada dia.

De certa forma, toda esta informação pode inundar sua mente (e sua agenda) devido ao simples fato de não existir  um botão “Liga/Desliga” para a Internet. Os dados continuam vindo dia e noite não importa o tempo, a hora e muito menos o local onde você vive. É um dilúvio digital que nunca para.

Então, como controlar as mídias sociais para que elas não se tornem uma enchente incontrolável? Aqui estão algumas dicas:

1. Use as mídias sociais somente quando ela puder se encaixada em sua agenda profissional/pessoal. Se você está muito ocupado com o trabalho ou está dedicando um tempo a família e amigos, não sinta a necessidade de tomar uma dose digital. Mídias Sociais são como um desfile, se você abaixar para amarrar o tênis pode perder alguma coisa mas quando levantar, vai poder acompanhar novos detalhes.

2. Mantenha o foco no que você quer das Mídias Sociais. Selecione os serviços de mídias sociais que se encaixam em seu interesse e forneça o conteúdo mais relevante, interessante e divertido possível. Não tente utilizar todos os serviços de uma vez  - Twitter, blogs, Facebook, Linkedin, MySpace, Flickr, Youtube, etc – porque seus recursos vão se espalhar e provavelmente ficarão mirrados.

3. Reserve um tempo para ficar ausente das mídias sociais durante o dia com o objetivo de alocar um tempo para ler blogs, twitter, etc… Ter uma aproximação disciplinada das mídias vai te ajudar muito e colaborar para o aumento da sua produtividade.

4. Use ferramentas como Instapaper ou Read it Later para separar um conteúdo interessante para quando você tiver tempo de ler. No Twitter, não se esqueça de usar a opção “favorito” como forma de bookmark para os tweets mais importantes.

5. Tire férias das mídias sociais de vez em quando – algo que John Mayer chama de “Libertação/Limpeza Digital”. Por mais difícil que seja ficar longe do “buffet digital”, isto pode ser um saudável descanso mental.

Não é incomum vermos a abordagem do gerenciamento da informação como um dos maiores desafios já vistos. Por mais que pareça simples, criar uma rotina saudável com relação a Mídias Sociais pode ser incrivelmente desafiador. Será que você consegue?

4 comentários

  1. Oi Estevão,

    Que bom que voltou a atualizar aqui.
    Gostei bastante do texto e concordo com as dicas. Realmente é difícil criar uma rotina saudável com as mídias sociais, pois quando nos damos conta já estamos totalmente dependentes e viciados nelas…

    Bjos
    Lara

    • Olá Lara, é um prazer ter você por aqui, sempre.

      Também achei, a primeira vez que li achei bem simples, mas depois refletindo vi como era difícil ser organizar em meio a um fluxo de informações tão grande, espero que ajude ;)

      @estevaosoares

  2. estamos no momento que social media teve um crescimento alto. As pessoas comentam, as agências se movimentam, é toda uma bolha ao redor disso. Facebook / Twitter / Orkut, como as empresas vão usar. e etc..

    Com o passar do tempo, fui vendo e acredito que sou do ponto que tudo em excesso faz mal, tanto trabalho, como redes socias, como muitas opções que temos para prencher noss tempo.

    • Concordo também, muita gente entra com agressividade achando que quantidade de horas, número de usuários são fatores cruciais e acabam esquecendo de gerenciar seu próprio tempo, o que a longo prazo, prejudica as relações sociais e acaba diminuindo o interesse do usuário.

      Bom ponto o seu.

Deixe uma Resposta