Como conseguir um emprego sem experiência

O  texto abaixo é uma experiência de Larry Stybel contada para  Harvard Business Review.

Você não pode conseguir um emprego sem experiência, e também não pode conseguir experiência sem um emprego.

Se você é jovem, provavelmente está passando por esta situação. Nos dias de hoje, em um mercado que procura reduzir ao máximo custos com contratação e procura empregar os melhores profissionais gastando menos, até mesmo pessoas com anos de experiência tem passado por dificuldades para se manter no emprego. Seja através da realidade das férias forças ou simplesmente por uma ameaça delas, muitos trabalhadores experientes estão tentando se reinventar para tornar-se atraente para a economia, que hoje, está totalmente transformada.

Seja você um jovem em inicio de carreira ou um profissional que simplesmente quer mudar o rumo de sua vida profissional, você pode se livrar deste dilema com um pouco de criatividade e humildade.

Aqui está como eu fiz isso:

Eu era um psicólogo em um centro comunitário de saúde mental. Profissionalmente era muito satisfatório, mas não posso dizer o mesmo do salário. Então, eu decidi que era hora de ganhar mais dinheiro. Eu iria me tornar um consultor de negócios.


Imagine só a minha surpresa quando descobri que não encontraria nenhuma empresa com o desejo de me contratar. Aparentemente, eles não podiam ver em que a minha habilidade para aconselhar criminosos sexuais seria útil.

Eu não iria conseguir adquirir experiência no negócio sem ser contratado. Eu não poderia ser contratado sem experiência. O que fazer?

Em uma festa, eu conheci o Dr. Charles Day, um psicólogo organizacional e empresário. O Dr. Daily estava tentando vender um novo produto para ajudar empresas a tomarem melhores decisões no período de contratação. Ele tinha uma boa idéia e nenhuma verba para contratar um serviço que fosse ajudá-lo.

Então eu disse ao Dr. Daily, “Eu vou fazer as ligações de telemarketing para o seu novo produto. Mas eu insisto em ser pago. O primeiro pagamento será receber um título apropriado para a minha função, digamos “Sócio de Desenvolvimento de Negócios”. O segundo pagamento, se eu cumprir com a minha parte do negócio será uma boa referência e apresentações a colegas que possam me ajudar.”

Durante os próximos dois meses, duas vezes por semana, eu dei o melhor de mim para ajudar o negócio do Dr. Daily progredir. Eu fiz centenas de ligações – odiando cada uma delas. E finalmente eu fui capaz de agendar dois compromissos em pessoa para o Dr. Daily.

Nenhum deles resultou em coisa alguma. Mas o Dr. Daily disse que o meu trabalho era abrir portas; e não fechar negócios. Eu tive um bom desempenho e seria pago, na forma de apresentação para alguns colegas de negócio. Aquelas apresentações, juntamente com um currículo que continha a minha nova função, acabaram me levando a um emprego em uma reconhecida empresa de consultoria.

Como você pode utilizar esta estratégia para sair do ciclo vicioso de derrotas que rondam o seu crescimento profissional?

Procure por uma empresa que tenha uma ótima idéia, mas não tenha dinheiro para colocá-la em prática, então:

  • Seja específico a respeito do valor que você pode oferecer a empresa. Eu queria adquirir experiência em vendas e marketing de serviços profissionais. Eu disse que faria ligações e agendaria compromissos para o Dr. Daily. Eu não disse que traria vendas porque eu não me achava capaz disso.
  • Seja específico a respeito do valor que você irá receber. Para mim, uma remuneração apropriada seria algo que eu pudesse adicionar ao meu currículo e uma referência do Dr. Daily. A remuneração é o valor recebido pelo valor entregue, se você pensa só em valor financeiro, você está pensando pequeno.
  • Seja específico sobre o período de tempo. Eu prometi trabalhar dois dias na semana durante dois meses. Tenha a certeza de que o seu compromisso não irá afetar a sua habilidade de continuar procurando por outras oportunidades – ou seja bom o suficiente para garantir o emprego atual.

O que? Você é muito orgulhoso para oferecer seus serviços de graça? Supere isso! Se você escolher a oportunidade certa, você irá adquirir experiência em seu ramo de atividade ou em sua função, o que possui um valor imensurável – e irá te levar a um pagamento real.

54 comentários

  1. Twitter Comment<code class="ccimg1" title="Joviano (Joviano)" style="background: url(http://purl.org/net/spiurl/Joviano) no-repeat;float:left;margin-right:10px;padding:0;width:60px;height:60px;"></code>[link to post] Como conseguir um emprego sem experiência – Posted using Chat Catcher

  2. Twitter Comment<code class="ccimg1" title="ale_shu (Alessandra Shu)" style="background: url(http://purl.org/net/spiurl/ale_shu) no-repeat;float:left;margin-right:10px;padding:0;width:60px;height:60px;"></code>RT @Joviano[link to post] Como conseguir um emprego sem experiência – Posted using Chat Catcher

    • aretzia /

      bom sou balconista já mandei vários currículos em monte de lugar eles falam para mim deixa um currículo seu qualquer coisa nos chamamos e eu fico esperando e nada e não sei mais o que fazer

  3. Twitter Comment



    RT @Joviano [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência

    Posted using Chat Catcher

  4. Twitter Comment



    RT @alicerodrigues: RT @Joviano: [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência

    Posted using Chat Catcher

  5. Twitter Comment



    [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência

    Posted using Chat Catcher

  6. Twitter Comment



    RT @Joviano [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência

    Posted using Chat Catcher

  7. Twitter Comment



    RT @Joviano[link to post] Como conseguir um emprego sem experiência

    Posted using Chat Catcher

  8. Twitter Comment



    RT @alicerodrigues: RT @Joviano: [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência

    Posted using Chat Catcher

  9. Já segui todas as dicas possíveis e não consegui nada, abri um site para ver se agora consigo alguma coisa, já que deixei bem claro no site que NÃO TENHO EXPERIÊNCIA. Parece até brincadeira, os caras colocam as vagas sem pedido de experiência e lá na hora eles pedem experiência na vaga, fala sério!

  10. Boa tarde gostaria que me desse uma oportunidade de emprego infelizmente nao tenho experiencia resistrada, mais gostaria de apreenderalgum cargo disponivel, moro em diadema sp, obrigado aguardo sua resposta.Rose….

  11. Edineia lopes de souza /

    eu acho uma ótima oportunidade pois á muitos trabalhadores que querem um trabalho assim como eu (obrigado por ler este comentário)
    (agradeço pela opurtunidade)
    obrigado

  12. caliuo /

    Pura sorte, poucos poderiam fazer isto e poucos conseguiriam um emprego desta forma

    • Sorte é um componente interessante em qualquer coisa que nos propormos a fazer.

      O que eu vejo é que a maioria não está disposto a arriscar ou passar por um período onde o reconhecimento financeiro não é o primordial.

      A partir do momento que você se posiciona e tem uma determinada área/trabalho como objetivo, é possível ver oportunidades onde antes tudo não passava de um devaneio ;)

  13. C Sousa2007 /

    Meu nome é Carlos. Eu estou num grande dilema. A minha vida inteira eu fui camelô. Comecei com o meu tio. Meu primeiro emprego registrado foi com 40 anos de idade numa empresa de Telemarketing, mas não gosto desse tipo de trabalho. Agora eu estou tentando finalizar uma faculdade de Pedagogia porque quero ser professor, mas tenho percebido que as escolas particulares não admitem homens por causa do medo de pedofilia e, para completar a novela coloca o tema da pedofilia na rede globo e a discriminação aumenta. A área pública só admite com concursos e isso quando eles surgem. Resumindo, estou desempregado e ainda procurando um meio de ganhar dinheiro, o que na minha idade é muito ruim. Nunca tive nada, moro com os meus pais. Não quero pensar que sou um zero a esquerda. Como camelô, o pouco que ganhei na vida foi para ajudar os meus pais que também são pobres e moram de aluguel. Moro com os pais, nunca tirei carta de habilitação, não sei dirigir. Isso pode parecer bobeira, mas na idade que estou chega a ser dolorido demais. Queria que me desse algum conselho que eu pudesse seguir. Desde já agradeço. Meu e-mail é c.sousa2007@ig.com.br

  14. Alysson /

    Uma companhia de pesquisa de mercado dos EUA está buscando por usuários de internet, de todas as partes do mundo, que serão pagos por testar web sites e fornecer uma breve opinião sobre eles. Você poderá ganhar até US$ 1.000,00 por mês, trabalhando de 1 a 10 horas semanais.
    http://www.websitetester.biz/index.php?lang=en&

    • ana paula /

      mau nome e ana paula tenho 17anos e tenho um filho estou desesperada atar de um emprego porque eu to precisando muito mais eu nao tenho experiencia mais to precisando muito de um emprego me ajuda por favor

  15. Alysson /

    Uma companhia de pesquisa de mercado dos EUA está buscando por usuários de internet, de todas as partes do mundo, que serão pagos por testar web sites e fornecer uma breve opinião sobre eles. Você poderá ganhar até US$ 1.000,00 por mês, trabalhando de 1 a 10 horas semanais.
    http://www.websitetester.biz/index.php?lang=en&

  16. Valter Pinho /

    Eu já fiz de tudo e até agora, não passo de um jovem recém-licenciado desempregado e sem possibilidade de mostrar o que vale na sua área (audiovisuais)! Estou disposto a prestar serviços de graça…já fiz tanto isso…a sorte que voçê teve foi ter encontrado a pessoa certa na hora certa. E isso não é nada facil, então em audiovisual…para ir trabalhar pra uma cadeia de televisão, mais difícil se torna!

  17. rodrigo /

    EU que caminha para o mercardo para cannha mais for para trabalhar.

  18. Aparecida /

    Acredito no potencial de cada ser humano, quando ele já possui uma certa experiência em outra área, que tem proximidade com a qual atuou, ou de alguma forma uma certa ramificação,é possível que alguém dê uma oportunidade desde que o candidato seja sincero e acerte com o novo empregador uma remuneração por experiência, e depois eles revejam se serviço prestado é condizente e o salário seja pertinente ao cargo pretendido.

  19. guest /

    melhor forma de conseguir um emprego: SER PEIXE DE ALGUÉM,aceitar um salário baixo tipico do Brasil e compactuar com a desonestidade.

  20. eu sou gabriel lima e tenho 14 anos tenho muita vontade de conseguir um emprego para ajudar minha familia nas dispesas e paara eu comprar minhas coisas que eu preciso e pra mim eu quero um emprego com meio expediente e um expediente inteiro quero começar como estagiário e desejo muito que me ajudem por favor…

  21. Rodrigo /

    Você tinha experiência em algo. E quem não tem experiência em anda, como faz ??????????

  22. quero muito conseguir um emprego estou me esforçando para que tenha esta chance pesso ajuda aos coordenadores das empresas que me derem uma dica por onde começar fico agradecida desde ja.

  23. Natasha /

    Fala sério né cara. Não é bem assim, para conseguir obter experiência em alguma coisa. E outra, não são todas as cidades que tem uma empresa que não tem dinheiro algum para investir em um serviço que precisam, pelo contrário, a maioria não funcionaria. Eu não tenho experiências de trabalho, alias, tenho apenas uma experiência, de estagiária de banco, e mesmo assim não estou conseguindo emprego aqui onde moro. Você já tinha experiência em alguma coisa, na área de psicologia. Você acha que sua experiência não tem absolutamente nada haver com outros cargos? Está errado, no mercado de trabalho, variadas experiências são válidas, se você era psicólogo, com certeza sabia lidar com pessoas, influenciá-las, logo, você conseguiu influenciar alguém a te dar a oportunidade esperada. Pense nisso…

    • Estêvão Soares /

      Natasha, a experiência não é minha, leia a primeira linha do texto: "Texto abaixo é uma experiência de Larry Stybel contada para Harvard Business Review."

      É óbvio que não vale para todas as situações do mundo, o que vale? Este é só um exemplo de alguém que conseguiu, com sucesso, superar algumas limitações que muitas pessoas tem. Só isso. Eu falo sério sim.

  24. Estevão, boa noite!
    Interessante essa forma que Larry se propôs para um fim desejado, muitos esperam por anos a tão sonhada oportunidade. Deveras interessante a parte onde foi intitulado como "sócio de desonvolvimento" , apesar do nome pomposo, foi apenas um meio para conquistar um fim.

    Um abraço

  25. anónimo /

    opa . quesse disser eras medico ou psicologo ou la as tuas tretas e achas que ganhavas pouco? entao agora pensa quanto ganha um sapateiro ou um gajo de uma profissao baixa. O MUNDO ESTA COMO ESTA POR CAUSA DE GAJOS COMO TU.. nao penses so no dinheiro secalhar nem feliz es em casa pah. ganha mas e juizo na vez de estares a perder o tempo a por porcarias de coisas deste genero na internet

  26. Procurando emprego ? Acesse http://www.magaziners.com.br ou o twitter @magazine_rs. Novas vagas publicadas diariamente.

  27. thiago /

    Muito obriga por me ajuda agora eu sei como conseguir um emprego

  28. IANA COEHO LOUREIRO /

    EU ESTOU A PROCURA DE UM EMPREGO, MAIS EU TENHO EXPERIENCIA NENHUMA ,EU AGRADECO.

  29. thanks sir for this i like it. .http://www.camacasal.com

  30. Procurano emprego? Acesse http://www.openempregos.com.br. Não precisa assinar nem pagar nada!

  31. Washington /

    Artigo inútil. Traduzem uma matéria dos EUA como se fosse aplicável ao Brasil. Lá a situação é outra.

    Além disso, dá conselhos errados:
    “Procure por uma empresa que tenha uma ótima idéia.”

    Como é que a pessoa vai procurar??? Fazendo ligações? Batendo de porta em porta?
    “Alô, é da Oi? Vocês têm uma ótima ideia? Eu poderia colocar em prática.”
    Ahh, vocês não tem? Que pena. Tchau.

    “Alô, é da Nestlé? Vocês têm uma ótima ideia? Eu poderia colocar em prática.” …

  32. marcia /

    Preciso demais de um emprego, terminei meu curso de solda de eletrodo revestido na faetec a uns dois meses, só tenho a experiencia do curso,foram cinco meses de curso, alguem aí, poderia me dá uma chance por favor, tenho o ensino médio completo.

  33. eu aranjei um empregor mais nao tenhu nem uma experienciar uki eu façor

  34. fabio junior /

    bom!!!hj em dia estar difícil,conseguir um emprego decente!!mas estou tentando me “encaixar” em qualquer area.desde k começo a ganhar dinheiro($$$$$)..
    abçs…

  35. Nuno /

    Eu vou me matar pois nao consigo arranjar um trabalho para conseguir manter a minha casa :( é serio mesmo AJUDA!!!

  36. janaina monteiro da silva /

    eu gostaria de uma o portunidade de emprego sem experiencia

  37. Elivander Martins /

    • Quero ter a oportunidade do trabalho proposto para obter novas formas de pensar e de agir. Aprimorar processos, produtos e serviços, resultando em melhorias para a empresa e ser preparado para assumir funções e cargos de maior complexidade desenvolvendo minhas habilidades e competências e contribuindo para o crescimento coletivo.

    e-mail: elivander.martins@hotmail.com

  38. Jennifer Suellen /

    Quero ter a oportunidade do trabalho proposto para adquirir experiência, aprimorar serviços no cargo em que me enquadro, resultando em melhorias para a empresa e ser preparada para assumir funções e cargos de maior complexidade para desenvolver minhas habilidades e competências.

    e-mail: jesuellen@hotmail.com

  39. ana paula /

    preciso muito de um emprego nao tenho experiencia mais sou muito dedicada e preciso muito me ajuda

  40. Gostei do texto, mas levo mais pelo lado da criatividade, porque não é sempre que uma situação dessa ocorre.

  41. Livia /

    Estou com muitas responsabilidades e estou desempregada,preciso muito de uma vaga de emprego,Estou disposta de me empenhar o máximo.entrem em contato comigo !
    Grata,Lívia.
    livia.dinda@hotmail.com

  42. Carlos alberto marques /

    Sou educado comunicadivo expressivo comunicadivo etico objetivo Predento ser menor funcionario sua empresa em buscaq sucesso empresarialno mercado profissionalmente.

  43. Sou educado expressivo comunicadivo criadivo etico objetivo
    Predendo ser o menor funcionario sua empressa em busca do sucesso empresarial no mercado do trabalho profissonalmente

Trackbacks/Pingbacks

  1. PT Noticias - Como conseguir um emprego sem experiência ... Larry Stybel conta para Harvard Business Review sua experiência pessoal de como é possível ...
  2. Joviano (Joviano) - Twitter Comment [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência - Posted using Chat Catcher
  3. ale_shu (Alessandra Shu) - Twitter Comment RT @Joviano [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência - Posted using Chat Catcher
  4. ale_shu (Alessandra Shu) - Twitter Comment RT @Joviano[link to post] Como conseguir um emprego sem experiência - Posted using Chat Catcher
  5. ericainocente (erica) - Twitter Comment RT @alicerodrigues: RT @Joviano: [link to post] Como conseguir um emprego sem experiência - Posted using Chat Catcher

Deixe uma Resposta